A utilização desta App é dedicada aos cidadãos surdos e para uso exclusivo em situações de emergência.
Numa primeira fase será disponibilizada a versão para Android.
A App MAI 112.PT suporta as seguintes funcionalidades:
- Predefinição e envio de mensagens (personalizadas) pelo cidadão surdo chamador;
- Chat com o centro operacional;
- Videoconferência, com serviço de interpretação de língua gestual portuguesa;
- Geolocalização do chamador (enviando para o centro operacional a melhor localização disponibilizada pelo equipamento).
Estes novos canais de comunicação com o serviço 112, disponibilizados à comunidade de cidadãos surdos com domínio da LGP, exigiu não só um significativo esforço ao nível das mudanças tecnológicas implementadas nos Centros, mas também ao nível dos recursos humanos envolvidos no processo de atendimento e despacho, designadamente:
- Adaptação dos Centros Operacionais a novos media (Vídeo, Chat);
- Treino e preparação da equipa operacional para novas formas de atendimento;
- Contratação e treino de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa;