Condecoração do 112.pt com Prémio Europeu 
Thursday, November 18, 2010

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, acompanhado da Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, recebeu, dia 8 de Novembro, em Bruxelas, o prémio do Sistema Nacional 112 de Excelência, atribuído pela Associação do Número Europeu de Emergência a Portugal pelo desenvolvimento do sistema 112.pt. A condecoração do sistema 112.pt assenta no reconhecimento do sistema nacional como um exemplo do serviço de emergência prestado na União Europeia e mereceu o elogio do Presidente e fundador da Associação do Número Europeu de Emergência, Olivier Paul Morandini.

A quarta Cerimónia de Entrega de Prémios 112, organizada pela EENA (Associação do Número Europeu de Emergência) sob o patrocínio da Presidência Belga do Conselho Europeu, prestou reconhecimento às pessoas e organizações que se distinguiram no desenvolvimento, inovação e divulgação do Número Europeu de Emergência 112, contando com a presença de personalidades políticas e de representantes das instituições da União Europeia.

O prémio de Sistema Nacional 112 de Excelência reconhece organizações e instituições que, a nível nacional, desenvolveram sistemas 112 eficientes, considerando os resultados técnicos e operacionais obtidos e o respectivo impacto na segurança e no socorro dos seus cidadãos. Neste contexto, o sistema 112.pt foi premiado por introduzir uma alteração profunda e estratégica ao atendimento e resposta dos serviços de emergência em Portugal.

Com a introdução de diversas funcionalidades e alterações, o novo sistema 112.pt passou a proporcionar ao cidadão um serviço melhor, quer no tempo de atendimento, quer no tempo de resposta para a resolução da emergência. A utilização de novas tecnologias de informação, a par da especialização do pessoal, permitiu criar uma organização profissional, caracterizada pela fiabilidade, consistência, interoperabilidade e interactividade. A selecção imediata e a geolocalização das chamadas são valências que contribuem para a melhoria do serviço, num quadro de reforço da eficácia e de racionalização de recursos.