Dia Europeu do 112 
11-02-2013 08:00

Comemora-se hoje, a nível Europeu, o dia do 112, Número Europeu de Emergência.

O Número Europeu de Emergência 112 foi criado em 1991 e desde 2008 passou a ser o único número de emergência que pode ser usado de qualquer telefone fixo, móvel ou telefone público aceder aos serviços de emergência em qualquer país da União Europeia, gratuitamente.

Para assinalar este dia, por todos os países da União Europeia foram realizadas várias acções e eventos, de modo a alertar todos os cidadãos para a importância da correcta utilização do 112.

Segundo o Eurobarómetro, apenas 1 em cada 4 cidadãos europeus sabe que o 112 pode ser utilizado em qualquer país da União Europeia em caso de emergência. Por essa razão, durante estas duas semanas, todos os países da União Europeia estão a organizar actividades e campanhas de divulgação para celebrar este dia, que se comemora desde 2009 no espaço europeu.

Em Portugal, através das equipas de policiamento de proximidade da GNR e da PSP, estão a ser realizadas várias acções de sensibilização a alunos do ensino básico, um pouco por todo o país.

Saiba mais em www.112day.eu