NOVA VERSÃO APP MAI112 PARA CIDADÃOS SURDOS 
Wednesday, December 11, 2019
A nova versão APP MAI112 está já disponível na Google Store e brevemente disponivel na Apple Store. A APP MAI 112 destina-se exclusivamente aos cidadãos surdos.
  • Para fazer o download da APP MAI112 na Google Store clique no ícone abaixo.

  • Para aceder ao manual de utilização da APP clique aqui
  • Novas funcionalidades:
    • - Remoção do envio de SMS a partir da própria App
    • - Compatibilização com as políticas atuais da GooglePlay e App Store
    • - A APP MAI 112 passa a comunicar apenas por dados (HTTPS)
    • - Continua a ser possível comunicar por SMS, a partir da aplicação nativa de envio de SMS do smartphone, somente caso já tenha sido efetuada a comunicação com o Centro Operacional do 112 a partir da APP MAI 112. Estas SMS são encaminhadas para o 112 tendo por base a última comunicação efetuada, desde que exista uma chamada em curso ou ocorrência aberta associada ao nº do chamador.
  • Na ativação da APP é obrigatório o registo do número móvel com retorno de chave de registo por SMS Token.
  • Revisão dos caracteres especiais permitidos no envio de mensagens (sem comprometer a segurança das mensagens).
  • Aumento da legibilidade dos caracteres da APP MAI 112
  • Alteração da cor de texto para preto, para melhoria da visibilidade em condições de sobrexposição solar do ecrã do terminal.
  • Incremento de segurança da APP
Informação para o uso da APP MAI 112

A APP MAI112 é uma aplicação que permite aos cidadãos surdos aceder ao número de emergência 112 em Portugal, de forma rápida e eficaz, por videoconferência com acesso a tradução simultânea através de intérprete de LGP. De maneira a melhorar o seu uso, o utilizador pode predefinir até 10 mensagens com informação de características específicas do utilizador, de modo a enviar com maior rapidez, em caso de emergência, informação ao serviço 112.
ATENÇÃO – O envio de uma simples mensagem não é suficiente para a ativação de meios de socorro.

Requisitos
Para utilizar a APP MAI112 deve:

  • Aceitar todas as permissões solicitadas pela APP;
  • Ativar os serviços de localização;
  • Ativar os dados móveis (3G/4G) ou um ponto de acesso Wi-Fi para utilizar a comunicação por vídeo com o serviço 112.

Se não for possível ligação por vídeo, poderá ainda trocar mensagens (chat através da aplicação) com o serviço 112.

Se trocar de cartão SIM terá de reativar a aplicação.

Notas:
ATENÇÃO: Esta aplicação só poderá ser utilizada a partir das 04H do dia 17/12/2019. Poderá desde já efetuar o seu download, no entanto, a APP MAI112 só funcionará a partir da data e hora acima indicada.
- A partir de 17/12/2019 para continuar a poder comunicar através da APP MAI112 com o serviço 112 é obrigatório proceder à instalação desta nova versão e consequente desinstalação da versão antiga que deixará de funcionar a partir das 00H do dia 17/12/2019.
- A APP está disponível para Sistema Android e muito em breve em IOS. A qualidade da Videoconferência depende da cobertura da rede do operador a quem foi contratado o pacote de dados; As comunicações de dados e SMS são gratuitas no âmbito da utilização desta aplicação, no entanto, os dados consumidos com o download da aplicação poderão não ser gratuitos em função do pacote de dados contratados.

INFOFPAS – Informação sobre Projeto-Piloto – Serviço de Atendimento no 112 para Cidadãos Surdos