eCall uma realidade em Portugal desde 28 de Setembro de 2017 
sábado, 1 de Junho de 2019

Os centros operacionais do Norte e do Sul do serviço 112 estão aptos a receber chamadas eCall originadas em qualquer ponto de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, desde 28 de Setembro de 2017.

O eCall é um novo serviço de chamadas de emergência, desencadeadas por dispositivos embarcados nos veículos automóveis que combinam informação de posicionamento por satélite e comunicações móveis e utilizam, em caso de acidente, a infraestrutura do número único de emergência europeu 112. Os dados recebidos nos pontos de atendimento de segurança pública (PASP) através do eCall permitirão aos serviços de emergência prestar assistência mais rapidamente aos condutores dos veículos e respetivos passageiros em todo o espaço europeu.

O serviço eCall, baseado no número 112, será totalmente gratuito para o utilizador.

Paralelamente ao sistema eCall com base no número 112, o mercado atual oferece soluções tecnológicas alternativas que são disponibilizadas e geridas por entidades privadas (“TPS - Third Party Services”), trata-se neste caso de serviços comerciais não gratuitos, sendo as chamadas primariamente atendidas por um call-center do prestador de serviços que só redirecionará a chamada para o PASP mais apropriado quando se tratar de situações de emergência.