App MAI112 para Cidadãos Surdos 
12-07-2019 12:00
 
A App MAI112 é exclusivamente dedicada aos cidadãos surdos e destina-se a possibilitar a essa população um canal privilegiado de contacto com o Serviço 112 para comunicação de emergências.

A aplicação móvel MAI112 suporta as seguintes funcionalidades:
  • Videoconferência com acesso a tradução simultânea através de intérprete de LGP.
  • Geolocalização do chamador (enviando a melhor localização disponibilizada pelo equipamento)
  • Envio de mensagens pré-definidos e personalizadas pelo cidadão surdo chamador
  • Envio de mensagens livres pelo cidadão surdo chamador.
Estes novos canais de comunicação com o serviço 112, disponibilizados à comunidade de cidadãos surdos com domínio da LGP, exigiu um significativo esforço não só ao nível das mudanças tecnológicas implementadas no Serviço 112, mas também ao nível dos recursos humanos envolvidos no processo de atendimento e despacho, designadamente:
  • Adaptação dos Centros Operacionais a novos media (Vídeo, Chat e SMS);
  • Obtenção da localização do chamador;
  • Treino e preparação da equipa operacional para novas formas de atendimento;
  • Contratação e treino de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa;
  • Definição de novos procedimentos para este novo desafio.
Notas: A qualidade da Videoconferência depende da cobertura da rede do operador a quem foi contratado o pacote de dados; As comunicações de dados e SMS são gratuitas no âmbito da utilização desta aplicação, no entanto, os dados consumidos com o download da aplicação não serão gratuitos.



O que é a APP MAI112?
A App MAI112 é uma aplicação que permite aos cidadãos surdos aceder ao número de emergência 112, de forma rápida e eficaz, por videoconferência com acesso a tradução simultânea através de intérprete de LGP. De maneira a melhorar o seu uso, o utilizador pode predefinir até 10 mensagens com informação de características especificas do utilizador, de modo a enviar com maior rapidez, em caso de emergência, informação ao serviço 112. ATENÇÃO – O envio de uma simples mensagem não é suficiente para a ativação de meios de socorro.

Requisitos
Para utilizar a aplicação MAI112 deve:
  • Aceitar todas as permissões solicitadas pela App;
  • Ativar os serviços de localização;
  • Ativar os dados móveis (3G/4G) ou um ponto de acesso Wi-Fi de modo a poder utilizar o vídeo com o serviço 112.
Se não for possível aceder a dados móveis ou wi-fi só poderá comunicar por SMS através dessa opção na App. Nesse caso siga as instruções que a App lhe irá disponibilizar num aviso que surgirá no ecrã, informando que deverá usar a App de SMS existente no seu dispositivo móvel para continuar a comunicar com o 112.

Instruções de Instalação
1º Passo: Verificar qual a sua versão de Android e ativar fontes desconhecidas conforme instruções abaixo
2º Passo: Clique aqui para download da App
Download APK

3º Passo: Permitir as autorizações requeridas da App